sexta-feira, 21 de maio de 2010

Amigos? O que é ser amigo!?

Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor,  náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu  sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você  nem sabia que buscava. Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos.
Amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante com múltiplas e inesperadas  cores que cabem todas na sua íris.
Amigo é aquele que te diz   "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação:
Amigo é quem te ama "e ponto".
É verdade e razão,   sonho e sentimento.
Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.
   
 Marcelo Batalha -20/10/96   

...

- Então, o que é ser amigo de alguém? - o pequeno  grão de areia perguntou ao dono do mais belo dos sorrisos que já havia visto em toda a sua vida durante mais uma de suas conversas.
- Ah, não há explicação pra isso. É só um amontoado de sensações boas, sorrisos, elogios e abraços ... sem contar, os eu-te-amo-ditos-ou-escritos, é tirar fotos legais, e ficar juntos no final de semana, deixar os mais emocionantes depoimentos e cartas, é ter fotos pregadas no quarto todo!
- Mas... onde fica as críticas construtivas, os puxões de orelha, as cobranças e os tapas na cara (não no sentido literal da palavra, mas ... esquece), a volta à realidade, o crescimento em conjunto, as opinões contrárias? - quis saber o pequenino.
- Você me perguntou o que era ser amigo de alguém, e não o que é a realidade - finalizou o mais belo dos sorrisos, que agora, havia 'amarelado' instantaneamento com a observação.
O grãozinho pensou por alguns instantes, que mais pareceram séculos, e concluiu:
- Somos amigos mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário